domingo, 1 de novembro de 2009

Nautilus Bulletin #2 - 5


Dieta

Dieta. De longe o assunto mais polêmico na área de treinamento físico atualmente e por uma razão muito simples: porque a atenção relativamente recente dada a este fator resultou numa bonança literal de lucros para envolvidos com interesses comerciais.

Há vinte anos, o tema dieta raramente era mencionado em publicações sobre musculação e quando o era, não lhe era dada grande ênfase. Mas aproximadamente nessa altura, o suposto benefício derivado de grandes quantidades de proteína foi “descoberto” e as comportas foram abertas. Desde então, a propaganda dedicada ao fator dieta atingiu tais proporções que hoje domina todo o campo do treinamento físico.

Anos atrás – depois de terem sido persuadidos a comprar uma barra – a maioria dos praticantes foi efetivamente removida da categoria de potenciais clientes e assim o mercado era estritamente limitado e ninguém obteria grandes lucros. Mas uma caixa de suplemento alimentar proteico não dura quase literalmente para sempre, como uma barra. Em segundo lugar, é muito mais difícil avaliar a qualidade de uma caixa de alimentos em pó. Se uma barra não corresponder às afirmações publicitadas, a deficiência é óbvia, mas quem pode realmente avaliar o valor de um suplemento alimentar?

Como muitos fisiculturistas estão perfeitamente dispostos a apoiar qualquer tipo de produto – por dinheiro – não tem sido difícil para a maioria dos anunciantes produzir todos os tipos de relatórios brilhantes de resultados excelentes produzidos por pessoas que supostamente usam seus produtos. Mas pode ser interessante notar que a maioria desses anúncios usa as mesmas pessoas repetidas vezes e deveria ser interessante notar que tais “histórias de casos” são sempre relatadas após o fato. Ou seja, as pessoas que supostamente usam estes produtos são sempre excelentes exemplos de tamanho muscular e o suposto fato de estarem a usar um determinado produto nunca é mencionado até depois de os indivíduos envolvidos se tornarem figuras conhecidas na cena do fisiculturismo.

Algumas semanas antes do recente concurso Mr. America, um fabricante da Califórnia (ou "distribuidor", já que tenho certeza de que ele não fabrica seus próprios produtos) de suplementos alimentares enviou a Casey Viator um contrato oferecendo-lhe US$ 1.000,00 (preço de varejo) desses produtos . Em troca (e isso estava claramente indicado no contrato), ele queria o direito irrestrito de usar as fotos e endossos de Casey para divulgar seus produtos. Se esta oferta tivesse sido aceita – o que NÃO FOI – então os fisiculturistas de todo o mundo logo teriam sido submetidos a uma enxurrada de publicidade dando aos produtos acima mencionados todo o crédito pelo sucesso de Casey. Embora, na verdade, Casey nunca tenha usado nenhum desses produtos.

Embora certamente não seja minha intenção sugerir que a dieta não tenha importância, quero que fique claramente entendido que a “quantidade” de comida é de muito mais importância do que a composição real da dieta, desde que seja feita qualquer tentativa razoável no sentido de proporcionar uma dieta equilibrada. Pontos que deveriam ser óbvios para qualquer pessoa apenas a partir de uma leitura atenta dos anúncios de suplementos alimentares. Num anúncio de suplementos proteicos, grande ênfase será colocada em evitar carboidratos, mas num anúncio de "suplementos" para ganho de peso rápido, o mesmo estresse será colocado no consumo de uma grande carga de carboidratos.

A verdade é, claro, que você precisa de ambos mas a enxurrada de publicidade conflitante atingiu agora um nível tal que a maioria dos fisiculturistas ficam irremediavelmente confusos e muitos deles acabam tentando restringir suas dietas à proteína pura sob a impressão totalmente errada de que tal dieta é um requisito para produzir bons resultados.

O fato é que o tema da dieta é provavelmente o fator mais completamente compreendido envolvido no treino físico, mas não pelos fisiculturistas, que sofreram uma lavagem cerebral para gastar centenas de milhões de dólares em produtos de pouco ou nenhum valor.

Muitas pessoas têm tentando veementemente manter-me afastado do tema da dieta nos meus escritos – uma vez que estão plenamente conscientes de que a minha simples declaração dos factos irá certamente provocar uma saraivada de pedras e flechas por parte de interesses comerciais indignados. Nos esforços para defender as suas próprias posições, é quase certo que algumas pessoas que têm simplesmente ignoraram meu trabalho até este ponto agora sentirão necessidade de me atacar de todas as maneiras que puderem. Mas nesse aspecto, pelo menos, estou numa situação única já que não tenho realmente posições a defender. Originalmente, envolvi-me neste campo simplesmente por interesse pessoal, e o meu interesse contínuo depende estritamente do desejo de melhorar os métodos disponíveis para produzir certos resultados do exercício. E sinceramente não me importa qual seja o método final. Se os métodos que agora defendemos se revelarem a “resposta final”, muito bem. Mas se não, então ficarei igualmente satisfeito e embora eu esteja plenamente consciente de que muitas pessoas não acreditarão nessa afirmação, estou igualmente ciente de que muitas outras pessoas, as pessoas que realmente são importantes para mim, percebem que se trata de uma simples afirmação da verdade.

No meu negócio primário – a produção de filmes – a quantidade de tempo que dediquei à investigação sobre treino físico teria produzido rendimentos muito superiores a qualquer coisa que eu possa esperar igualar no campo do treino com pesos mas, até muito recentemente, meu interesse era estritamente na natureza de um hobby. Embora, por acaso, fosse um hobby muito caro. Só durante o último ano – embora tenha recusado várias ofertas de trabalho cinematográfico – dediquei um total de pelo menos duas mil horas a dirigir  treinamento de centenas de pessoas de todo o país. A maioria desses treinandos são jovens que vieram para DeLand, por causa de artigos que escrevi sobre nossas aulas especiais de musculação, e poucos ou nenhum deles são clientes em potencial de minhas máquinas. Nem se trata apenas de uma tentativa de obter material de investigação adicional. Nesta fase, já temos muito mais informações deste tipo do que realmente necessitamos. Sabemos o que as máquinas farão e nem sequer me preocupei em registar o progresso do treino de qualquer um dos nossos treinandos durante os últimos seis meses. Em vez disso, a maior parte da minha atenção tem sido direcionada para tentativas de ajudar os treinandos sinceramente interessados. Mas mesmo essa afirmação está sujeita a mal-entendidos por isso vou esclarecê-la. Neste momento, pesquisas envolvendo o uso de máquinas Nautilus estão sendo conduzidas em diversas universidades e fundações de pesquisa mas este trabalho não está sob minha direção nem sob meu controle. E quando os resultados desta pesquisa estiverem disponíveis, tudo será publicado de forma não editada – na Iron Man Magazine e em outros lugares.

Em suma, a minha posição é tal que não posso literalmente ser ferido por ataques advindos de pessoas com interesses comerciais que, sem dúvida, ficarão indignados com a minha declaração clara dos fatos. Mas eles tentarão, disso tenho a certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário